voltar para o início

NOTA DE PESAR - MARINALVA RITA DOS SANTOS

  • por Assessoria de Comunicação FBA
  • em 2/15/2023 12:00:00 AM

É com pesar que a Federação Bahiana de Atletismo comunica a toda comunidade do Atletismo o falecimento da ex-atleta MARINALVA RITA DOS SANTOS, que tão brilhantemente representou o nosso estado e país em competições, sempre levando as nossas cores ao lugar mais alto do Podium.

O atletismo Baiano e Brasileiro se despede de uma grande e vitoriosa atleta.
Vá em paz guerreira!!!

MARINALVA RITA DOS SANTOS UM BREVE RELATO DA SUA TRAJETÓRIA NO ATLETISMO BAIANO E BRASILEIRO

Baiana de Salvador nasceu em 02/05/1958 e faleceu aos 64 anos no último dia 10/02/2023 na Suíça onde morava. Marinalva iniciou sua carreira de atleta tentando jogar voleibol no Colégio Estadual Manoel Devoto, colégio em que estudou, contudo não deu muito certo, porque estava sempre isolando a bola nos saques e nas cortadas. A professora Denise Borges então a encaminhou para Prof. Hélio Campos dizendo que aproveitasse Marinalva em alguma prova do atletismo, pois ela era alta e muito forte, um talento para o esporte.

A partir deste momento Marinalva passou a treinar juntamente com a equipe de atletismo do CEMD na Fonte Nova e logo se destacou no arremesso de peso. Com seu talento, treino e dedicação passou a ganhar as competições de arremesso de peso no cenário escolar baiano o que lhe credenciou a integrar a Seleção Baiana de Atletismo nos Jogos Escolares Brasileiros, onde fez bonito se classificando sempre nos primeiros lugares.

Após seus ótimos resultados Marinalva passou a fazer parte da Equipe de atletismo do SESI e posteriormente a equipe de atletismo da UFBA. Neste período sagrou-se campeã baiana no arremesso de peso e disco, participou dos campeonatos brasileiros infanto-juvenil, juvenil, adultos e Troféu Brasil destacando-se mais na prova de arremesso de peso onde chegou a ser campeã e recordista brasileira, o que lhe habilitou a participar em 1978 junto com a delegação brasileira de atletismo do Estágio na Universidade Mainz na Alemanha.

Em 1979 Marinalva se transferiu para a equipe da Universidade Gama Filho a convite do Prof. Carlos Alberto Lancetta e passou a ser treinada pela Profa. Mara Dutra, permanecendo na UGF até 1984 quando se transferiu para o Bradesco. Marinalva conquistou muitos títulos como Campeã e recordista baiana, Norte e Nordeste, Carioca e Brasileira. Integrou a seleção brasileira em diversas ocasiões em Campeonatos Sul-americanos e Eliminatória da Copa do Mundo de Atletismo.

Marinalva é graduada em Educação Física e Bacharel em Direito pela UGF e ao deixar as competições resolveu morar na Suíça país que ela adotou como sua segunda pátria. Marinalva deixa um grande legado e lacuna ao atletismo baiano,
carioca e brasileiro.

Por: Dr. Hélio José Bastos Carneiro de Campos
Salvador, 15 de fevereiro de 2023
Diretoria da FBA

Arquivos

Próximos eventos

Calendário

<March 2024>
SunMonTueWedThuFriSat
252627282912
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31123456

Facebook

Parceiros