voltar para o início
- por Rebeca Peleteiro - http://www.runolics.blogspot.com.br/
- em 05/03/2013
A foto histórica na Maratona de Boston
Dia Internacional da Mulher
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Ela foi a 1ª mulher a correr a Maratona da Boston em 1967. A participação dela nem foi registrada oficialmente na prova, mas ela não desistiu: segundo Kathrine “Eu não estava tentando me esconder de maneira nenhuma, pelo contrário, eu estava tão orgulhosa de mim mesma que usava até batom. Jock era conhecido por seu temperamento violento. Em um determinado momento, ele se enfureceu e veio correndo atrás de mim, gritando “saia da minha prova e me dê esse número de peito!” Eu morri de medo. Para minha sorte, meu namorado Tom Miller, de 115 kg, conseguiu empurrá-lo, enquanto Arnie (seu treinador) gritava “corra que nem uma louca!”.
Na internet tem várias matérias e um site pessoal: http://kathrineswitzer.com
III Corrida Perfumada: 03/03/2013
Depois de um pouco de história sobre as mulheres, vamos relatar como foi a nossa participação na prova.
A largada estava programada para às 07:30h e quando chegamos no Farol da Barra, além da FBA, não tinham 10 atletas. O dia estava lindo e sol prometia dar aquele show de calor. Correr na Barra sempre é bom, comentávamos da diferença da semana passada, pois no Itaigara estava quente, mas não ventava. Correr na orla, apesar do calor, tem o refresco do vento.
O início oficial da prova foi às 07:57h por conta do fechamento do trânsito pela Transalvador. Acredito que tinha cerca de 100-150 atletas. É uma prova exclusivamente feminina, mas alguns amigos do sexo oposto foram apoiar com incentivo e palavras de força.
O percurso é conhecido. Trânsito 100% fechado. Posto de Hidratação no meio do caminho. Enfim... tudo perfeito para "rodar bem"... Na largada saí no susto com a elite e consegui manter o ritmo de 05:40 por km. Fechamos em 28:22 pelo meu Garmin.
Na chegada recebemos água gelada, suco e um lanche energético de reposição, com fruta e biscoito. Tudo perfeito. Com medalha no peito ficamos aguardando as demais atletas. A prova foi finalizada em pouco mais de uma hora com a chegada do Esquadrão Águia.
Minha mãe faturou o 1º Lugar em sua categoria (60-64 anos) e subiu no pódio para a minha felicidade. Ela ficou muito feliz com mais esta conquista. Tudo perfeito. Corrida excelente e
FELIZ DIA DAS MULHERES!!!!