voltar para o início

MARINALVA RITA DOS SANTOS

  • por Assessoria de Comunicação FBA
  • em 07/03/2023

Baiana de Salvador nasceu em 02/05/1958 e faleceu aos 64 anos no último dia 10/02/2023 na Suíça onde morava. Marinalva iniciou sua carreira de atleta tentando jogar voleibol no Colégio Estadual Manoel Devoto (CEMD), colégio em que estudou, contudo não deu muito certo, porque estava sempre isolando a bola nos saques e nas cortadas. A professora Denise Borges então a encaminhou para Prof. Hélio Campos dizendo que aproveitasse Marinalva em alguma prova do atletismo, pois ela era alta e muito forte, um talento para o esporte.

A partir deste momento Marinalva passou a treinar juntamente com a equipe de atletismo do CEMD na Fonte Nova e logo se destacou no arremesso de peso. Com seu talento, treino e dedicação passou a ganhar as competições de arremesso de peso no cenário escolar baiano o que lhe credenciou a integrar a Seleção Baiana de Atletismo nos Jogos Escolares Brasileiros, onde fez bonito se classificando sempre nos primeiros lugares.

Após seus ótimos resultados Marinalva passou a fazer parte da Equipe de atletismo do SESI e posteriormente a equipe de atletismo da UFBA. Neste período sagrou-se campeã baiana no arremesso de peso e disco, participou dos campeonatos brasileiros infanto-juvenil, juvenil, adultos e Troféu Brasil destacando-se mais na prova de arremesso de peso onde chegou a ser campeã e recordista brasileira, o que lhe habilitou a participar em 1978 junto com a delegação brasileira de atletismo do Estágio na Universidade Mainz na Alemanha.

Em 1979 Marinalva se transferiu para a equipe da Universidade Gama Filho (UGF) a convite do Prof. Carlos Alberto Lancetta e passou a ser treinada pela Profa. Mara Dutra, permanecendo na UGF até 1984 quando se transferiu para o Bradesco. Marinalva conquistou muitos títulos como Campeã e recordista baiana, Norte e Nordeste, Carioca e Brasileira. Integrou a seleção brasileira em diversas ocasiões em Campeonatos Sul-americanos e Eliminatória da Copa do Mundo de Atletismo.
Marinalva é graduada em Educação Física e Bacharel em Direito pela UGF e ao deixar as competições resolveu morar na Suíça país que ela adotou como sua segunda pátria. Marinalva deixa um grande legado e lacuna ao atletismo baiano, carioca e brasileiro.

Marinalva teve seu velório e cremação na Suíça no dia 28 de fevereiro cujo programa contou com o Mestre de Cerimônia Lúcia Aeberhardt. A recepção dos convidados ficou a cargo Gil e Amanda Spicher. O ritual iniciou pontualmente às 10:00h. juntamente com a Cerimônia de Boas-vindas, música ao piano, em seguida a leitura da nota de pesar publicada no Site da Federação Baiana de Atletismo e leitura das mensagens enviadas dos amigos e amigas. Na sequência um momento de silêncio , um convite a reflexão. Às 10:20h. todos presentes cantaram a música Além do Rio Azul cabendo ao Pastor Rui Santos fazer uma oração. Após a oração o pastor convidou a todos para levarem as cinzas até o túmulo. Como de costume neste tipo de ritual foi servido aperitivo e lanche.

A matéria se foi para o firmamento, e o céu está em festa por receber uma pessoa muito querida que deixa uma linda história, um legado sem precedente para o esporte, em especial para o atletismo baiano e brasileiro. Vale ressaltar que todos que conheceram e conviveram com ela tem uma mensagem amorosa e uma singular história a contar. Marinalva vai em paz, você tem um lugar muito lindo ao lado de Deus Pai.

Hélio José Carneiro de Campos e Og Robson Menezes Chagas

Arquivos

Próximos eventos

Calendário

<November 2024>
SunMonTueWedThuFriSat
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567

Facebook

Parceiros