voltar para o início
- por Assessoria FBA
- em 16/05/2017
Estão abertas, até o dia 31 de maio, as inscrições para a 35ª edição da Corrida Rústica Riachuelo, uma das mais tradicionais corridas de rua de Salvador, que ocorrerá na manhã do dia 11 de junho, nos percursos de 5 km (prova de participação) e 10 km (prova oficial), com largada e chegada em frente ao Farol da Barra. A prova faz parte do Circuito de Corridas de Rua 2017 da Federação Bahiana de Atletismo (FBA), sendo promovida pelo Comando do 2º Distrito Naval e Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador.
A 35ª Corrida Rústica Riachuelo integra o calendário de eventos alusivos à Batalha Naval do Riachuelo, comemorada no dia 11 de junho, Data Magna da Marinha do Brasil, e conta com o apoio da Empresa Salvador Turismo (SALTUR) e Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer de Salvador. Haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados gerais e para os vencedores de cada categoria da prova oficial.
As inscrições podem ser feitas na sede da Federação Baiana de Atletismo no Palácio dos Esportes, Praça Castro Alves, das 14h às 18h. Pela internet, as inscrições podem ser feitas no site www.corridasonline.com.br. Mais informações podem ser obtidas no site da FBA (www.fba.org.br) ou pelo telefone (71) 3322-3865.
A importância histórica da Batalha Naval do Riachuelo – Considerada pelos historiadores como um momento decisivo na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a Batalha Naval ocorreu na manhã do dia 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do trecho argentino do rio Paraná.
Naquele episódio, a Esquadra Brasileira, liderada pelo Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, travou uma intensa luta contra as forças oponentes. A resistência brasileira foi heroica: no combate, diversos brasileiros lutaram até a morte, dentre eles o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Imperial-Marinheiro Marcílio Dias.
Até aquela data, as forças da Tríplice Aliança não detinham a iniciativa na guerra. Com a vitória naquela Batalha, o Brasil assumiu o protagonismo no conflito, bloqueando a navegação adversária e possibilitando aos aliados o acesso aos rios que formavam as principais artérias do teatro de operações de guerra.
Riachuelo representou a primeira grande vitória da Tríplice Aliança no maior conflito armado já ocorrido na América do Sul, sendo até hoje bastante lembrada e justamente comemorada.