Palavra do Presidente

Em 1999, quando fomos eleitos por aclamação tínhamos consciência da importância de termos recebido tão importante delegação da comunidade atlética, a necessidade de termos de volta um Atletismo dentro das nossas tradições principalmente no Norte e Nordeste do País.

Aproveitamos este espaço para prestarmos conta a toda comunidade atlética.

A nossa primeira ação foi levantar as nossas principais dificuldades para termos subsídios fundamentados para nortear nossas ações, percebemos que tínhamos grandes dificuldades, a principal era falta de recursos financeiros, haja vista que os nossos Clubes não possuem estrutura que permita arcar com despesas de mensalidades, anuidade, taxa de arbitragem etc. os recursos oriundos de Permit não possuía qualquer tipo de gerenciamento que permitisse direcionar tais recursos para ações que propiciassem o crescimento do Atletismo Baiano.

Foi elaborado um planejamento de médio e longo prazo, com ações que tiveram por meta reestruturar a FBA e reinserir o atletismo Baiano no contexto do atletismo Brasileiro.

O apoio da Confederação Brasileira de Atletismo através dos Convênios celebrados com a FBA visando minimizar os nos custos administrativos mensais, dos Campeonatos Baianos de Pista e as nossas participações nos Campeonatos Brasileiros foram de muita importância.

Usamos as corridas de Rua como a principal fonte de renda para podermos financiar as ações previstas no planejamento, a principal delas foi reformular o Circuito de Corridas de Rua existente que era composto por provas Militares e inserindo novas provas principalmente fora da Capital para termos de fato um Circuito Estadual, normatizamos as solicitações de Permit que é o reconhecimento oficial por parte da FBA aos eventos promovidos por Empresas e Entidades.

Estas ações viabilizaram recuperar as instalações da Federação, colocamos no ar o site www.fba.org.br, o que passou a ser o nosso principal contato diário com toda comunidade atlética, que não dispunha até então de informações básicas como a de praticar, obter informações sobre resultados, Calendário e até mesmo onde praticar o Atletismo.

Adquirirmos equipamentos necessários à realização dos nossos eventos de Rua, na Pista apesar de termos hoje todos os implementos pertinentes a esta prática não dispomos ainda o principal equipamento a PISTA, minoramos esta dificuldade, quando a FAMFS em Feira de Santana solicitou a FBA acessória a fabricação de placas de borracha e a colocação da mesma na sua pista, hoje esta Pista já desperta a nível nacional o interesse de utilização em Escola e Associações por ser um piso de boa qualidade e de custo baixo.

Realizamos vários Cursos de atualização e formação de árbitros, Curso de formação de Medidores para Corrida de Rua, Curso de Oficias Anti-Doping da CBAt e Curso de Capacitação para Treinadores de Atletismo Nível I da IAFF.

Na pratica começaram a surgir os frutos, com a conquista de títulos de âmbito nacional como os de Campeões do Circuito Nacional CAIXA/CBAt de Corrida de Rua no masculino com GIOMAR PEREIRA DA SILVA e no feminino MARILY DOS SANTOS, também na Pista começamos a obter resultados importantes como conquista de títulos de Campeões em algumas provas a nível Regional, Nacional e Internacional dos atletas JEAMERSON CASTRO e GABRIELLA VITA da Categoria Menores.

Estamos entrando a segunda fase do planejamento com ações junto ao Governo Estadual no sentido da colocação de piso emborrachado em uma Pista em Salvador e a criação da Escolinha de Iniciação ao Atletismo da FBA.

Estas ações planejadas nos deram credibilidade junto a Empresas e Entidades o que culminaram na criação de eventos de rua de grande porte com maior investimento financeiro e conseqüentemente premiações pecuniárias maiores, propiciando aos nossos atletas condições de permanecer no nosso Estado dando ao Atletismo Baiano uma grande visibilidade.

Og Robson de Menezes Chagas
Presidente